quinta-feira, 5 de agosto de 2010



TECNOLOGIA
JAPONESA

Hoje, é o segundo maior PIB do mundo de aprox. 4 Trilhões de dólares (atrás dos States que geram 13 Trilhões) e na frente de Alemanha (quase 3 trilhões) e China (2,6 trilhões anuais). e tem alto desenvolvimento tecnológico em diversos setores como computacional, automobilistico e eletronico.

Exemplos disso são: A Toyota, a maior montadora do mundo (recentemente passou a GM) e suas outras montadoras de renome (Nissam e Honda). Na área computacional, os maiores SuperComputadores (Earth Simulator da NEC) disputam com a IBM americana a líderança no setor (Blue Gene da IBM) e nos eletrônicos com diversos fabricantes de renome como JVC, Sony, Toshiba, etc.


No campo da robótica, possuem o robô mais avançado do mundo, pertencente a HONDA (ASIMO) e na área de telecomunicações, já estão gerações à frente do restante do mundo (ex: 4G para celulares e banda ultra-larga de mais na ordem de GIGABIT no acesso residencial)...
Em apenas 40 anos, o Japão deixou de ser um país arruinado pela bomba de Hiroshima e passou a estar entre os mais desenvolvidos do mundo. "Tudo isso graças à ciência", disse Mamoru Mohri, diretor do MeSci (National Museum of Emerging Science and Innovation), do Japão.

Durante o 4° Congresso Mundial de Centros de Ciência - 4SCWC, que está sendo realizado no Rio de Janeiro, Mohri apresentou as ações que o Japão tem feito para incentivar o estudo e a prática da ciência.

"A ciência e a tecnologia fazem parte intrínseca da cultura. Elas estão em tudo na vida: desde a roupa que vestimos até a comida que comemos. Por isso, a sociedade precisa de cientistas e pesquisadores", afirmou Mohri.

O MeSci e o próprio governo japonês fazem constantemente exposições, fóruns de discussão, visitas à laboratórios e atividades de integração. A idéia é criar um diálogo entre pesquisadores, cientistas e a sociedade em geral. "Isso garante que a informação seja atualizada e a ciência e tecnologia sejam reconhecidas e percebidas como algo relevante".

Uma das ações de maior destaque é a alfabetização científica e tecnológica que possibilita aos cientistas e pesquisadores mostrarem seu trabalho ao público escolar. "Crianças e jovens passam a entender a importância da ciência no seu dia-a-dia e na sua formação escolar"
Os grandes avanços tecnológicos japoneses começaram à partir da era MEIJI, com o fim dos shogunatos japoneses no .
século XIX e com a abertura dos portos depois do bombardeio naval americano na baia de Tóquio que forçaram o Japão a abrir seus portos. Também começava aí o imperialismo japonês (o Japão antes estava isolado do mundo exterior).

Tudo isso culminou na Segunda Guerra e no final de 1945, toda a indústria japonesa estava arrasada.
A principio, queriam transformar o Japão em um país agricola mas com o avanço do comunismo, o Ocidente preferiu re-erguer o Japão através do Plano Marshall.


Na década de 50, a Industria japonesa já estava novamente operacional graças ao investimento maçiço em educação.
Nas décadas de 50, 60 e 70 o Japão copiava os produtos ocidentais (câmeras, relógios, brinquedos, TVs, etc) de baixa qualidade mas com preços igualmente baixos (exatamente a mesma receita que a China e os tigres asiáticos seguem) e na década de 80, investiram pesamente em qualidade mudando totalmente e criando os conceitos de produtividade e qualidade total que existem hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário